PRODUTORES DE LEITE TROCAM EXPERIÊNCIAS EM DIA DE CAMPO EM VERDELÂNDIA
11/12/2020

VERDELÂNDIA (por Cecília Oliveira) – Oitenta produtores de leite assistidos pelo Programa AgroNordeste participaram de Dia de Campo no sítio Boa Sorte, no município de Verdelândia. Medidas de segurança foram tomadas devido à covid-19. No encontro, os participantes trocaram experiências com outros produtores da região. No encontro, a Emater também divulgou o resultado do 4º Torneio Leiteiro de Verdelândia, com a participação de 11 produtores, sendo dez deles assistidos pelo Programa AgroNordeste.

O evento foi coordenado pela técnica de campo Ana Cláudia Maia Soares e teve a participação do coordenador estadual do Programa AgroNordeste, Ricardo Tuller, e de representantes dos parceiros: Emater, Unimontes, Prefeitura e empresas de vendas de tratores, medicamentos veterinários e alimentação animal.

O objetivo foi levar conhecimento aos participantes do programa e apresentar o que há de mais novo no mercado em tecnologia na produção de leite. Nove estações foram espalhadas pela propriedade, possibilitando que os produtores, divididos em pequenos grupos, participassem de todas.

“Foram abordados assuntos como a importância do manejo nutricional para vacas leiteiras, utilização de inoculantes em silagens para melhorar a qualidade da ração, uso de máquinas e implementos agrícolas, qualidade das sementes de capim e cultivo da palma forrageira”, informou Ana Cláudia.

Segundo Tuller, a iniciativa da técnica Ana Cláudia ajudou a divulgar o programa e a levantar demandas para a formação de novos grupos para os programas ATeG e AgroNordeste. “Os produtores puderam trocar conhecimentos e experiências entre si a fim de melhorar a sua produção. Todos os produtores de Verdelândia, assistidos pela técnica, estavam presentes, o que prova a positividade do trabalho desenvolvido, que é a satisfação dos produtores”, completou.

Satisfação

“O encontro superou as minhas expectativas e foi muito bem organizado. É de eventos assim e de pessoal com espírito de excelência e dedicação que a gente precisa na região. Faço questão de participar de todos os eventos que forem organizados dentro do programa AgroNordeste. O saldo foi muito positivo, tanto nos negócios, quanto na troca de experiências e conhecimento.” - Wendel Marques Rodrigues, gestor comercial da empresa Triama Tratores

“Quero agradecer o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e a técnica Ana pela oportunidade de participar desse Dia de Campo maravilhoso, com tantas informações importantes para nós, produtores de leite: palestras pertinentes à nossa realidade e apresentações de produtos e serviços necessários à produção. Tenho certeza que todos os participantes ficaram satisfeitos.” - Itagiba de Oliveira Andrade Filho, produtor rural. (Fonte: Faemg/Senar Minas)