Clique aqui para voltar...
MORADORAS DE NOVA PORTEIRINHA CONCLUEM O CURSO DE PRODUÇÃO ARTESANAL DE ALIMENTOS REALIZADO PELO SENAR E SINDICATO RURAL DE JANAÚBA
15/09/2017

NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior) – Bolo de abóbora, biscoito e ainda rosca com recheio de goiabada. Huuummm. Deu vontade, não é? Bom, isso é um pouco do resultado que um grupo de mulheres – adolescentes, jovens e idosas – apresentou ao serem qualificadas no curso de produção artesanal de alimentos realizado na parceria entre a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Nova Porteirinha e o Senar e o Sindicato Rural de Janaúba.

Mesmo quem já fazia esses alimentos, caso de Neuza Ferreira de Assis Silva, participou do curso que durou uma semana com aulas teóricas e práticas. “Elas se saíram muito bem. Foram atenciosas aos ensinamentos e criativas na execução das tarefas”, comentou a nutricionista Keila Danielly Morais, instrutora do Senar Minas.

Moradora na Colonização II, município de Nova Porteirinha, Neuza Silva sugeriu numa das aulas práticas a produção de biscoito esprimido que ela faz em casa seguindo uma tradição da família. Neuza compartilhou a experiência desempenhada pelas gerações da sua família, mas também aprendeu outras técnicas na confecção tanto do biscoito esprimido quanto de outras quitandas.

MÃE E FILHA

Para a secretária municipal de Assistência Social Margarida Cavalcanti, a realização desse curso desperta o interesse nas pessoas em desenvolver os conhecimentos e ainda obter uma renda familiar. “Estimulamos a criatividade e a capacidade de cada um contribuir no sustento da família e ainda aproveitar ao máximo os alimentos. Por exemplo, a abóbora muita usada na refeição também pode ser útil na produção de doce e de bolo, como foi feito aqui, nesse curso”, explicou Margarida.

Ciente da boa aceitação das participantes e dos inúmeros pedidos de outras pessoas com o intuito de se qualificarem, a secretária Margarida Cavalcanti irá se reunir com a direção do Sindicato Rural de Janaúba e do Senar objetivando a ampliação desse e de outros cursos de formação social em Nova Porteirinha.

Entre a colocação dos ingredientes no tabuleiro o olhar atento da adolescente Ana Laura para aprender a preparar a massa de biscoito ou da rosca. A caçulinha da turma, Ana Laura decidiu se qualificar para, em breve, ingressar no mercado de trabalho.

A escolha de Ana Laura não foi à toa. Entre as colegas do curso de produção artesanal de alimentos, a jovem encontrou inspiração familiar. Uma das participantes era a sua mãe, Aparecida. Esta não escondia o orgulho pela vontade da filha se profissionalizar na produção de biscoito, bolo e rosca. Aparecida disse que o seu interesse pela qualificação oferecida pela Prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria de Assistência Social, é justamente tem uma habilidade para ajudar no sustento da família.

INSEMINAÇÃO EM VACA

O curso aconteceu entre os dias 7 e 12 de agosto, com 40 horas aulas, e teve a presença de 10 mulheres da cidade de Nova Porteirinha, bairro Califórnia, Colonização II, Beco do Juá e Juazeiro. Além de aprimorar as técnicas de assar biscoito e produzir outros alimentos, dona Neuza Silva pretende participar de mais cursos profissionalizantes.

Ela já tem o conhecimento na produção de doce e disse que tem vontade de aprender a técnica de inseminação artificial. Neuza Silva não hesita em dizer que a mulher tem que está preparado para tudo o que for possível e com isso ajudar em casa, na roça.

Veja mais:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

sindicatoruraljanauba.com.br - Rua São Pedro, 236 - Bairro São Gonçalo - Janaúba/MG
e-mail: contato@sindicatoruraljanauba.com.br - telefone: (38) 3821-1033
site desenvolvido por:extremesistemas.com.br