Produção de máquinas agrícolas cresce 23,8% em 2018, diz Anfavea
13/01/2019

Foram fabricadas 65,6 mil máquinas usadas no campo e na construção no ano. Vendas chegaram a 47,7 mil unidades, alta de 12,7%. Setor também puxou venda de caminhões.

Por Luísa Melo, G1

O Brasil produziu 65.674 máquinas agrícolas e rodoviárias em 2018, aumento de 23,8% em comparação com o ano anterior, quando foram fabricadas 53.043 unidades, informou nesta terça-feira (8) a associação das montadoras (Anfavea).

Em todo o ano passado, foram vendidas 47.777 máquinas, alta de 12,7% sobre as 42.391 comercializadas em 2017. O número foi puxado principalmente pelo agronegócio, que deve continuar com uma boa performance em 2019, segundo Alfredo Miguel Neto, vice-presidente da entidade.

"Tivemos durante o ano uma série de dificuldades e incertezas e mesmo assim o setor agrícola se manteve forte e confiante, observando oportunidades de venda principalmente no mercado externo", disse. "Havendo continuidade de disponibilidade de crédito, vamos ter um ano safra de 2019 também bastante produtivo", emendou.

Já a perspectiva para a venda de máquinas rodoviárias não é boa por conta da lenta retomada do segmento de infraestrutura, de acordo com Neto. Ele destacou, porém, que o desempenho em 2018 ficou bem acima do registrado em 2013, no auge da crise econômica.

As exportações de máquinas agrícolas e rodoviárias, no entanto, caíram 9,1% em 2018, para 12.688 unidades, ante 13.959 em 2017. (Fonte: Globo.com)

17/10/2018 Nota de Apoio