Agro puxa venda de caminhões
13/01/2019

Por Luísa Melo, G1

O setor agrícola impulsionou também a venda de caminhões em 2018, divulgou a associação das montadoras (Anfavea). Em todo o ano, foram comercializadas 74.058 unidades, sendo 34.756 (46,9%) do segmento de pesados, usados no transporte de grãos e minério, por exemplo. O total de vendas representa uma alta de 47,6% frente a 2017.

"Está faltando a indústria e o setor de serviços voltarem a crescer para puxar os outros caminhões mais leves", disse Luiz Carlos Gomes de Moraes, vice-presidente da entidade.

Moraes admitiu que a compra de frota própria por empresas que buscam evitar a tabela de preços mínimos para o frete, instituída pelo governo após a greve dos caminhoneiros, teve influência no resultado da venda de veículos pesados, mas disse que esse "movimento não é suficiente para sustentar o crescimento" do nicho.

A expectativa da Anfavea é de que a venda de caminhões cresça em 2019, novamente puxada pelo segmento agrícola.

O país produziu 2,8 milhões carros, caminhões e ônibus no ano passado, alta de 6,7% na comparação com 2017. Já as vendas somaram 2,5 milhões, crescimento de 14,6% na mesma comparação. (Fonte: Globo.com)

17/10/2018 Nota de Apoio